[▼]

Marcadores

Followers

?

Google Wave??? afinal o que vem a ser???


Google Wave

O POST HOJE:

  Uma pequena e longa explanaçao, 

a meu ver, 

em linguagem portugues/Brasil, 

e em Ingles, a saber:

 fonte:

From Wikipedia, the free encyclopedia 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

 

 

Googlewave.svg
Developer(s) Developer (s)
Google Google
Platform Plataforma
Cross-platform Cross-platform
Type Tipo
Web application / protocol Web Application / protocolo
License Licença
Apache License (only Google Wave Federation Prototype Server and ConsoleClient ) Apache License (somente Google Wave Federação Prototype Server e ConsoleClient)
Website Website
wave.google.com wave.google.com

 

 

 







G o o g l e   W a v e




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Origem: Wikipédia, uma Enciclopédia Livre


Google Google Wave Wave Googlewave.svg


  desenvolvedor (s) do Google Google 


Plataforma Plataforma Cross-platform cruz-plataforma 



Tipo Tipo de aplicativo da Web / protocolo Web Application / Protocolo 


Licença Licença Apache License (somente Google Wave Federação Prototype Server e ConsoleClient) Apache License (somente Google Wave Federação Prototype Server e ConsoleClient) 


Website wave.google.com wave.google.com Website

Google Wave é "  uma comunicação pessoal e ferramenta de colaboração", anunciada pelo Google no Google I / O de conferência em 27 de maio de 2009. [1] [2] 


É um serviço baseado na web, a plataforma de computação, comunicações 


e protocolo projetado para fundir e-mail, mensagens instantâneas, wikis e redes sociais. [3] 

Tem uma forte colaboração e de tempo-real [4] foco apoiado por extensões que podem prever, por exemplo, a ortografia robusto verificação gramatical /, a tradução automática entre 40 idiomas, [2] e numerosas outras extensões. [4]

Inicialmente lançado apenas para desenvolvedores, uma versão pré-lançamento "  do Google Wave foi estendido para cerca de 600.000 usuários, 15 de outubro de 2009 desde 30 de setembro de 2009, com a inicial de 100.000 usuários cada permissão para convidar até oito usuários adicionais. 

Google Wave é "  uma comunicação pessoal e Ferramenta de colaboração", 

anunciada pelo Google no Google I / 

conferência S de 27 de maio de 2009. [1] [2] 

É um serviço Baseado na web, 

 uma plataforma de computação e comunicações protocolo Projetado para fundir e mensagens de correio electrónico, Instantâneas, wikis e redes sociais. [3] 

Tem uma forte colaboração em tempo real e [4] foco apoiado por extensões fornecer también que, por exemplo, uma ortografia robusto verificação gramatical /, uma tradução automática entre 40 idiomas, [2] e várias outras extensões. [4] 

Inicialmente lançado apenas para desenvolvedores uma versão pré-lançamento "do Google Wave foi estendido para cerca de 600.000 usuários, 15 de outubro de 2009 desde 30 de setembro de 2009, com um inicial de 100.000 usuários cada permitido convidar até oito usuários adicionais .

Sumário

     * 1 Etimologia 1 Etimologia
     * 2 Produto 2 Produtos
           O 2,1 Open source 2,1 Open source
     3 * 3 API API
     4 * 4 Protocolo Protocolo
     * 5 Ver também 5 Ver também
     6 Referências * 6 Referências
     * 7 Ligações externas 7 Ligações externas


  Etimologia

O nome foi inspirado na série de televisão Firefly [5],


em que uma onda é uma comunicação eletrônica (muitas vezes constituída por uma chamada de vídeo 

ou uma mensagem de vídeo). [5]

Durante a visualização do desenvolvedor, um número de referências foram feitas à série, como Lars Rasmussen responder a uma mensagem com a "  brilhante", um termo comumente usado na série a média legal ou bom, ea mensagem de acidente de onda a ser uma citação popular da série: "  Curse sua traição súbita, mas inevitável!". [2] [6] 

O nome foi inspirado na série de televisão Firefly [5] em que uma onda é uma comunicação eletrônica (muitas vezes Constituida por uma chamada de vídeo ou uma mensagem de vídeo). [5] 

Durante a visualização do Desenvolvedor, um número de referências foram feitas Serie A, como como Lars Rasmussen responder a uma mensagem com um "   Brilhante", um termo comumente usado na série a média bom ou jurídica,

e a mensagem de acidente de Wave Ser 

uma citação da série popular: Curse
"sua traição súbita, mas inevitável!". [2] [6]


Produto

Google Wave é concebido como a próxima geração de comunicação da Internet. 


Google Wave é concebido como a próxima geração de comunicação da Internet. É escrito em Java usando o OpenJDK, sua interface web usa o Google Web Toolkit. É escrito em Java usando o OpenJDK, sua interface web E.U.A. o Google Web Toolkit. Em vez de enviar uma mensagem e seu segmento inteiro da mensagem anterior, ou exigindo que todas as respostas a serem armazenados na caixa de entrada de cada usuário para o contexto, os objetos conhecidos como ondas de conter uma lista completa de mensagens multimédia (blips) e estão localizados em um servidor central.

Em vez de enviar uma mensagem e seu segmento inteiro da mensagem anterior, ou exigindo que todas as respostas uma Armazenados Serem Na Caixa de entrada de cada usuário para o contexto, os objetos conhecidos como ondas de Conter uma lista completa de mensagens multimédia (blips) e estão localizados em um servidor central.

As ondas são compartilhados e colaboradores podem ser adicionados ou removidos a qualquer momento durante a existência de uma onda. As ondas são compartilhados e colaboradores pueden ser adicionados ou REMOVIDOS um qualquer momento durante um Existência de uma onda.

Waves, descrito pelo Google como "  conversação partes iguais e documento", estão hospedados documentos XML que permitem que os sem costura e de baixa latência modificações concorrentes. [7] 


Qualquer participante de uma onda pode responder em qualquer parte da mensagem, editar o conteúdo e adicione os participantes em qualquer ponto do processo. 

Waves, descrito pelo Google como "  conversação partes iguais e Documento", estão hospedados documentos XML que permitem que os sem costura e de baixa latência modificações Concorrentes. [7] 

Qualquer participante de uma onda pode responder em qualquer parte da mensagem, editar o conteúdo e adicione os participantes em qualquer ponto do processo.

Os usuários podem responder a blips dentro de ondas.

Os usuários pueden responder a blips dentro de ondas.

Os destinatários são notificados das alterações / respostas em todas as ondas estão ativos e em seguida, visualizar as mudanças que venham a acessar uma determinada vaga.

Os Destinatários São notificados das alterações / respostas em todas as ondas estão ativos e em seguida, visualizar as mudanças que venham um acessar uma Determinada vaga.

  Além disso, as ondas estão vivos. 

Todas as respostas / edições são vistas em tempo real, letra por letra, como eles são digitados pelos outros colaboradores.

Todas as respostas / Edições são vistas em tempo real, letra por letra, como eles são digitados pelos outros colaboradores. 

Múltiplos participantes podem editar uma única onda simultaneamente no Google Wave. Múltiplos participantes pueden editar uma única onda Simultaneamente No Wave Google.

Assim, as ondas não só pode funcionar como e-mails e conversas de rosca, mas também como um serviço de mensagens instantâneas, fundindo as funções de e-mail e mensagens instantâneas.

Assim, as ondas não só pode funcionar como fundindo e-mail e conversas de rosca, mas também como um Serviço de Mensagens Instantâneas, como Funções de e-mail e Mensagens Instantâneas. 

Depende apenas do facto de ambos os usuários estão online ao mesmo tempo ou não, permitindo que uma onda de mudança, mesmo repetidamente, entre e-mail e mensagens instantâneas, dependendo das necessidades do usuário.

Depende apenas do facto de ambos os usuários estão online ao mesmo tempo ou não, Permitindo que uma onda de mudança, mesmo repetidamente, entre e-mail e mensagens Instantâneas, das Necessidades Dependendo do usuário. 

A capacidade de mostrar as mensagens como eles são digitados também pode ser desativado, semelhante a mensagens instantâneas convencionais. [3] 

A Capacidade de mostrar as mensagens como eles são digitados também pode ser desativado, uma semelhante Mensagens Instantâneas convencionais. [3]

A capacidade de modificar uma vaga em qualquer local permite que usuários criem documentos colaborativos, editado de forma semelhante ao wikis.


A Capacidade de modificar uma vaga em qualquer local Permite que usuários criem documentos colaborativos, editado de uma forma parecida com wikis. Ondas podem facilmente criar ligações para outras ondas. Ondas encontradas facilmente Criar ligações para outras ondas.

A história de cada onda é armazenada dentro dela. A história de cada onda é armazenada dentro dela.


Os colaboradores podem usar um recurso de reprodução no Google Wave para observar a ordem de uma onda que foi editado, blips foram adicionados, e que foi responsável por aquilo que na onda. [3] [4]

A história também pode ser procurado por um usuário a visualizar e / ou modificar as alterações específicas, tais como tipos específicos de alterações ou mensagens de um único usuário. [2]

Os colaboradores pueden usar um recurso de reprodução sem observar o Google para uma onda de ordem de uma onda que foi editado, blips foram adicionados, e que foi responsável por aquilo que na onda. [3] [4] A história também pode ser procurado um usuário por um e visualizar / ou modificar as alterações específicas, tais como tipos específicos de alterações ou mensagens de um usuário único. [2]

Google Wave ainda está em desenvolvimento ativo. Google Wave está ainda em desenvolvimento ativo. É esperado que continue a sê-lo até mais tarde, em 2009, [2]. É esperado que continue a se-lo até mais tarde, em 2009, [2]. 


Foi lançado a cerca de 100.000 usuários em [8] 30 de setembro. 

Foi lançado a cerca de 100.000 usuários em [8] 30 de setembro. 

Google Wave acesso pode ser solicitado. 

Google acesso Wave solicitado pode ser. 


Os desenvolvedores têm acesso a onda boa, e todos os usuários onda convidado pelo Google pode convidar até 8 outros.

Os desenvolvedores acesso Têm uma boa onda, e todos os usuários onda convidado pelo Google pode convidar até 8 outros. Aqueles que recebem convites indireta (foram convidadas por alguém que foi convidado pela Google) não são capazes de convidar outros. 

Aqueles que Recebem convites indireta (foram convidadas por alguém que foi convidado pela Google) não são outros Capazes de convidar. 

  Open source

Google planeja lançar mais do código fonte em código aberto [2],

permitindo que o público possa desenvolver as suas funcionalidades através de extensões. [2] Google também irá permitir que terceiros para construir seus próprios serviços Wave o mais depressa possível (seja ele privado ou comercial), porque ele quer que o protocolo de Wave para substituir o protocolo de e-mail. [2] [9] [10] Inicialmente, o Google será o único prestador de serviços Wave, mas espera-se que, como o protocolo padronizado e torna-se o servidor protótipo torna-se estável, outros prestadores de serviços vai lançar seus próprios serviços de Wave, eventualmente, projetar os seus próprios web únicos clientes baseados como é comum com muitos provedores de serviços de e-mail. 

Google planeja lançar mais do código fonte em código aberto [2], Permitindo que o público Desenvolver POSSA como suas funcionalidades Através de extensões. [2], também do Google Irá Permitir que Terceiros para construir seus Próprios Serviços Wave o mais depressa Possível (seja ele privado ou comercial), porque ele quer que o Protocolo de Wave para Substituir oe protocolo de e-mail. [2] [9] [10] Inicialmente, o Google será o único Prestador de Serviços Wave, mas espera-se que, como o protocolo padronizado e torna-se o servidor protótipo torna-se estável, seus outros prestadores de serviços vai lançar Próprios Serviços de Wave, eventualmente, Projetar seu próprio site exclusivo clientes baseados como é comum com muitos provedores de serviços de e-mail. 

A possibilidade também existe para clientes nativos Wave a serem feitas, como demonstrado pelo Google com seu CLI console baseado cliente. [11] 

A Possibilidade existe também para clientes Nativos Wave um Serem feitas, como demonstrado pelo Google com seu consola CLI Baseado cliente não. [11]

O Google fez uma versão open-source inicial de alguns componentes da onda: [12] O Google fez uma versão open-source inicial de alguns componentes da onda: [12]

    1. operacional de transformação (código OT), o transformar Operacional (código OT),
    2. o modelo de ondas subjacente, e o modelo de ondas Subjacente, e
    3. uma base de cliente / servidor protótipo que utiliza a base de uma onda de protocolo de cliente / servidor protótipo que utiliza o protocolo de onda

Além disso, o Google forneceu alguns detalhes sobre as próximas fases da versão open-source: [11] 

Além disso, o Google forneceu alguns detalhes sobre as próximas fases da versão open-source: [11]

    1. código de vaga modelo que é uma versão simplificada do código do Google de produção e está vinculado ao código OT; este código irá evoluir para a base de códigos compartilhados que o Google irá utilizar e espera que os outros também código de vaga modelo que é uma versão simplificada do código do Google de produção e está vinculado ao OT código, este código Irá evoluir para uma base de códigos compartilhados que o Google JAF Ira e espera que os outros também
    2. um teste e uma suíte de verificação para pessoas que querem fazer a sua própria execução (por exemplo, para portar o código para outras linguagens) um teste e uma suite de verificação para pessoas que querem fazer um exemplo sua própria execução (por, para portar o código para outros idiomas)



API

O Google está preparando APIs que permitem aos desenvolvedores construir e usar no Google por meio de onda: O Google está preparando APIs que permitem aos desenvolvedores construir e usar no Google Wave por meio de:

     * Extensões, programar robôs para automatizar tarefas comuns e / ou criar gadgets para estender ou mudar a interação do usuário (por exemplo, enviar blips no microblog feeds ou fornecer mecanismos de gravação RSVP). [2] [3] [13] Extensões, Robôs programa para automatizar Tarefas comuns e / ou Criar dispositivos para mudar ou Estender uma interação do usuário (por exemplo, enviar blips não microblog feeds ou fornecer Mecanismos de gravação RSVP). [2] [3] [13] 


     * Embed, deixando as janelas interactivas em uma onda emitido em outro site, blogs, et cetera. [2] [13] 


Embed, 

deixando as janelas interactivas 

em uma onda emitido 

em outro 

site, blogs

etc [2] [13]

Protocolo 

 
Ver artigo principal: Google Wave Federação Protocolo Ver artigo principal: Google Wave Federação Protocolo

Google Wave oferece federação usando uma extensão do XMPP, o Open Wave Federação protocolo. Google Wave bue Federação usando uma extensão do XMPP, um protocolo abrir Wave Federação. Sendo um protocolo aberto, qualquer pessoa pode usá-lo para construir um sistema personalizado onda e me tornar um provedor de onda. [14] 


O uso de um protocolo aberto destina-se paralelamente a abertura e facilidade de adoção do protocolo de e-mail e, como e-mail, permitem a comunicação, independentemente do fornecedor. Sendo um protocolo aberto, qualquer pessoa pode Usá-lo para construir um sistema personalizado onda e me Tornar um provedor de onda. [14] O uso de um protocolo aberto destina-se paralelamente uma abertura e facilidade de Aprovação do Protocolo de e-mail, e como e-mail, uma comunicação permitem, Independentemente do fornecedor. Google espera que as ondas podem substituir o e-mail como forma dominante de comunicação da Internet. [2] [9] [10] Desta forma, o Google pretende apenas ser um dos fornecedores de muitas ondas. [2] [9] [10]

Ele também pode ser usado como um complemento ao e-mail, mensagens instantâneas, FTP, etc espera que o Google como ondas pueden Substituir o e-mail como forma dominante de comunicação da Internet. [2] [9] [10] Desta forma, o Google Pretende apenas ser um dos Fornecedores de muitas ondas. [2] [9] [10] Também pode ser usado como um complemento ao e-mail mensagens, Instantâneas, FTP, etc

Uma característica fundamental do protocolo é que as ondas são armazenados nos servidores do provedor de serviços em vez de serem enviados entre os usuários.


Uma característica fundamental do protocolo é que as ondas são Armazenados nos servidores do provedor de serviços em vez de Serem enviados entre os usuários. 

As ondas são federados; cópias de ondas e ondas são distribuídos pelo prestador de onda do usuário de origem para os prestadores de todos os outros participantes em uma onda especial ou wavelet para todos os participantes tenham acesso imediato ao conteúdo up-to-date. 

As ondas são federados; cópias de ondas e ondas são distribuídos pelo Prestador de onda do usuário de origem para os prestadores de todos os outros participantes em uma onda especial ou wavelet para todos os participantes tenham acesso imediato ao conteúdo up-to-date. 

O servidor de controle de ondas, originários é responsável pela hospedagem, processamento e simultaneidade das ondas. [9] [10]

O protocolo permite wavelets resposta privada dentro de ondas pai, onde outros participantes não têm acesso ou conhecimento deles. [9] [10] 

O servidor de controle de ondas, originarios é responsável pela hospedagem, processamento e simultaneidade das ondas. [9] [10] 

O protocolo Permite wavelets resposta privada dentro de ondas pai, onde outros participantes não Têm acesso ou conhecimento deles. [9] [10]

Segurança para a comunicação é fornecida através de autenticação de Transporte Camada de Segurança e conexões criptografadas e ondas / ondas são identificados pelo nome de um provedor de serviços de domínio do e cordas ID. Segurança para uma comunicação é fornecida Através de transporte de Camada de Autenticação e Segurança Conexões criptografadas e ondas / ondas são identificados pelo nome de um Provedor de Serviços de Domínio e seqüências de identificação.


User-dados não são federados, que não é compartilhada com outros provedores de onda. User-dados não são federados, que não é compartilhada com outros provedores de onda. "

Ver também  

   
* Extensible Messaging and Presence Protocol Extensible Messaging and Presence Protocol
     * Google I / O Google I / O
     * Google Wave Federação Protocolo Google Wave Federação Protocolo
     * Web 2.0 Web 2.0

     * XML XML

   Referências

    1. ^ TechCrunch (28 de maio de 2009): Google Wave Drips com ambição. ^ TechCrunch (28 de maio de 2009): Google Wave ambição com Drips. Uma nova plataforma de comunicação para uma nova web. Uma nova plataforma de comunicação para uma nova web.
    2. ^ Abcdefghijkl "I / O Google Conferência Wave Keynote". ^ Um bcdefghilkj "I / O Google Conferência Wave Keynote". Google. http://www.youtube.com/watch?v=v_UyVmITiYQ. Google. Http: / www.youtube.com/watch?v=v_UyVmITiYQ /.
    3. ^ Um b c d "Sobre o Google Wave". ^ Um b c d "Sobre o Google Wave". Google. http://wave.google.com/help/wave/about.html. Google. Http: / / wave.google.com / help / wave / about.html.
    4. ^ Um b c Wave Google Developer Blog ". ^ Um b c "do Google Developer Blog Wave". Google. http://googlewavedev.blogspot.com/2009/05/introducing-google-wave-apis-what-can.html. Google. Http: / googlewavedev.blogspot.com/2009/05/introducing-google-wave-apis-what-can.html /.
    5. ^ Um b Cochrane, Nate (29 de maio, 2009). ^ Uma b Cochrane, Nate (29 de maio, 2009). "Parecer: onda do Google afoga o bling em Bing Microsoft". "Parecer: Onda do Google afoga o bling em Bing da Microsoft". iT News Austrália. http://www.itnews.com.au/News/104396, parecer-googles-wave-afoga-o bling-em-Microsofts-bing.aspx. iT News Austrália. http://www.itnews.com.au/News/104396, parecer-googles-wave-bling afoga-o-em-Microsofts-bing.aspx. Obtido 3 de junho de 2009. Obtido 3 de junho de 2009.
    6. ^ Disse originalmente por Wash às 6:36, na serenidade; Firefly: The Complete Series (Blu-ray), 2008, 20th Century Fox ^ Disse originalmente por Wash às 6:36, na serenidade; Firefly: The Complete Series (Blu - raios), 2008, 20th Century Fox
    7. ^ ^ Http://www.waveprotocol.org/whitepapers/operational-transform Http: / www.waveprotocol.org / whitepapers / operacional transformar
    8. ^ ^ Http://www.techcrunch.com/2009/07/21/google-wave-begins-to-swell-with-developers-wider-release-this-september/ Http: / / www.techcrunch.com/ 2009/07/21/google-wave-begins-to-swell-with-developers-wider-release-this-september /
    9. ^ ^ Um http://www.waveprotocol.org/whitepapers/google-wave-architecture abcde e http://www.waveprotocol.org/whitepapers/google-wave-architecture BC D
   10. ^ ^ Um http://www.waveprotocol.org/whitepapers/internal-client-server-protocol abcde e http://www.waveprotocol.org/whitepapers/internal-client-server-protocol BC D
   11. ^ Ab "Google Wave Federação Protocolo e Updates Open Source". ^ B Um "do Google Wave Federação Protocolo e Updates Open Source". Google. http://groups.google.com/group/wave-protocol/browse_thread/thread/618ff4e9ef477e80?pli=1. Google. Http: / / groups.google.com/group/wave-protocol/browse_thread/thread/618ff4e9ef477e80 pli? = 1.
   12. ^ "Google Wave Federação Protocolo e Updates Open Source". ^ "Google Wave Federação Protocolo e Updates Open Source". Google. http://googlewavedev.blogspot.com/2009/07/google-wave-federation-protocol-and.html. Google. Http: / googlewavedev.blogspot.com/2009/07/google-wave-federation-protocol-and.html /.
   13. ^ A b "Wave Google - Google Code". ^ Um b "Wave Google - Code". Google. http://code.google.com/apis/wave/. Google. Http: / code.google.com / apis / wave /.
   14. ^ "Google Wave Federação Protocolo". ^ "Google Wave Federação Protocolo". Google. http://www.waveprotocol.org/. Google. Http: / / www.waveprotocol.org/.


Ligações externas 

     * Google Google Wave Wave
     * Google Wave Wave API API do Google
     * Google Developer Blog Wave Google Developer Blog Wave
     * Full Video do Preview no Google Developer IO (80mins) no YouTube Vídeo completo da visualizar nenhum desenvolvedor do Google IO (80mins) no YouTube
     * Google Video Wave panorâmica (9mins) no YouTube Google Video Wave Síntese (9mins) no YouTube
     * Google Wave Federação Protocolo Home Page Google Wave Federação Protocolo Home Page

  Google Inc. Google Inc.
Presidente / CEO: Eric E. Schmidt • Diretor / Presidente de Tecnologia / Co-Fundador: Sergey Brin »Diretor / Presidente Produtos / co-fundador Larry Page Presidente / CEO: Eric E. Schmidt» Diretor / Presidente de Tecnologia / Co-Fundador : Sergey Brin »Diretor / Presidente Produtos / co-fundador Larry Page
Outros diretores: John Doerr »John L. Hennessy • Arthur D. Levinson • Ann Mather» Paul Otellini »Ram Shriram» Shirley M. Tilghman »Senior Advisor: diretores Al Gore Outros: John Doerr» John L. Hennessy »Arthur D. Levinson »Ann Mather» Paul Otellini »Ram Shriram» Shirley M. Tilghman »Senior Advisor: Al Gore
Publicidade Publicidade
Gestor de anúncios do AdSense »Adscape» Profissionais »Publicidade» AdWords Analytics »» Checkout »DoubleClick Ad Manager» Adscape AdSense »Profissionais» Publicidade »AdWords» Google Analytics »Checkout» DoubleClick
Comunicação Comunicação
Alertas Calendário> Friend Connect »Gmail (história» Interface) Grupos · Gtalk Latitude »» Orkut »Q & A» »Traduzir Reader» Voz »Wave Alertas» Calendário »Friend Connect» Gmail (História »Interface) Grupos» Gtalk »Latitude» Orkut »Q & A» Onda »Leitor» Traduzir »Voz
Software Software
Chrome »Chrome» OS Desktop • Terra • gadgets Gmail Mobile Pack »» »PowerMeter» Picasa SketchUp Talk Toolbar · »Updater» Urchin Chrome »Chrome OS» Desktop »Terra» Gadgets »Gmail Mobile» Pack »Picasa» PowerMeter »SketchUp Talk »» Ferramentas »Updater» Urchin
Plataformas Plataformas
Conta · Google App Engine »Apps» Base »BigTable» Caja »Co-op» Gears »GFS» Saúde »Native Client» OpenSocial Wave »Conta» Android »App Engine» Games »Base» BigTable »Caja» Co-»op Gears »GFS» Saúde »Native Client» OpenSocial »Wave
Ferramentas de Desenvolvimento Ferramentas de Desenvolvimento
AJAX API »Código» Gadgets »GData» Googlebot »Guice» GWS »Image Labeler» KML MapReduce »» »Pinyin SketchUp Ruby» Sitemaps »Summer of Code • TechTalks» Web Toolkit »Website Optimizer AJAX API» Código »Gadgets» GData » Googlebot »Guice» GWS Imagem »Labeler» KML »MapReduce» Pinyin »SketchUp Ruby» Sitemaps »Summer of Code» TechTalks »Web Toolkit» Website Optimizer
Publishing Publishing
Blogger »Favoritos» Docs »FeedBurner» iGoogle Jaiku Knol »» Map Maker »» Panoramio Picasa Web Albums »Sites (JotSpot)» YouTube Blogger »Favoritos» Docs »FeedBurner» iGoogle »Jaiku» Knol »Map Maker» Panoramio »Picasa Web Álbuns »Sites (JotSpot)» YouTube
Pesquisa (PageRank) Pesquisa (PageRank)
Decoração »» Audio Books (Library Project) »Código» Desktop »Fast Flip» Finanças »GOOG-411» Imagens »Maps (Street View)» Notícias »Patentes» Produtos »Livros» SearchWiki Usenet »» Video »Web Search» Análise: Insights for Search »Tendências orientações • Webmaster Appliance» Audio »Livros (Projeto Biblioteca)» Código »Desktop» Fast Flip »Finanças» GOOG-411 »Imagens» Maps (Street View) »Notícias» Patentes »Produtos» Livros »SearchWiki» Usenet »Vídeo» Web Search »Análise: Insights for Search diretrizes» Trends »Webmaster
Discontinued Este
Answers Browser Sync »» Click-to-Call »Dodgeball» Joga Bonito »Lively» Mashup Editor »Notebook» Page Creator »Video Marketplace» Web Accelerator Respostas »Browser Sync» Click-to-Call »Dodgeball» Joga Bonito »Lively» Mashup Editor »Notebook» Page Creator »Video Marketplace» Web Accelerator
Veja também Veja também
Aquisições »Bomb Censura · Crítica» Fundação »Google China • Google.org Googleplex» »História» Hoaxes »I'm Feeling Lucky» I / O »Labs» »logo Lunar X Prize» Produtos »Google Ventures» Wi-Fi »Zeitgeist Aquisições »Bomb Censura» Crítica »Fundação» Google China »Google.org» Googleplex »História» Hoaxes »I'm Feeling Lucky» I / O »Labs» Logotipo »Lunar X Prize» Produtos »Google Ventures» Wi-Fi »Zeitgeist
Faturamento anual: E.U. $ 21,80 bilhões (ano fiscal de 2008, ▲ 31% a partir de 2007) »Empregados: 19.786 em tempo integral (30 de junho de 2009)» Ações: (NASDAQ: GOOG, LSE: Página oficial) »Lema: Não ser mal »Website: www.google.com Faturamento anual: UE $ 21,80 bilhões (ano fiscal de 2008, em ▲ 31% 2007) Empregados »: 19,786 em tempo integral (30 de junho de 2009)» Banco de símbolo: (NASDAQ: GOOG, LSE: Página oficial) »Lema: Não Ser mal »Website: www.google.com
Obtido em "http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Wave Obtido em" http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Wave "
Categorias: Google serviços | aplicações web | plataformas de Informática | documentos electrónicos | Mensagens Instantâneas | Chat on-line | Social processamento de informação | Groupware | Wikis | Protocolos Internet | Rede de software relacionado | Auto-organização | Blogging Categorias: Google serviços | aplicações web | Plataformas de Computação | Os documentos eletrônicos | Mensagens Instantâneas | Chat on-line | Social processamento de informação | Groupware | Wikis | Protocolos Internet | Rede relacionado software de | Auto-organização | Blogging

 

 

 

Google Wave




Google Wave Google Wave





Googlewave.svg
  Developer (s)
Google Google
Platform Plataforma
Cross-platform Cross-platform
Type Tipo
Web application / protocol Web Application / protocolo









Google Wave is "a personal communication and collaboration tool" announced by Google at the Google I/O conference on May 27 , 2009. [ 1 ] [ 2 ] It is a web-based service , computing platform , and communications protocol designed to merge e-mail , instant messaging , wikis , and social networking . [ 3 ] It has a strong collaborative and real-time [ 4 ] focus supported by extensions that can provide, for example, robust spelling/grammar checking , automated translation between 40 languages, [ 2 ] and numerous other extensions. [ 4 ] Initially released only to developers, a "preview release" of Google Wave was extended to about 600,000 users by October 15, 2009 since September 30, 2009, with the initial 100,000 users each allowed to invite up to eight additional users. Google Wave é "uma comunicação pessoal e ferramenta de colaboração", anunciada pelo Google no Google I / conferência S de 27 de maio de 2009. [1] [2] É um serviço baseado na web, a plataforma de computação e comunicações protocolo projetado para fundir e-mail mensagens, instantâneas, wikis e redes sociais. [3] Tem uma forte colaboração e em tempo real [4] foco apoiado por extensões que podem fornecer, por exemplo, a ortografia robusto verificação gramatical /, a tradução automática entre 40 idiomas , [2] e várias outras extensões. [4] Inicialmente lançado apenas para desenvolvedores uma versão pré-lançamento "do Google Wave foi estendido para cerca de 600.000 usuários, 15 de outubro de 2009 desde 30 de setembro de 2009, com a inicial de 100.000 usuários cada permitido convidar até oito usuários adicionais.


  Etimologia

The name was inspired by the Firefly television series [ 5 ] in which a Wave is an electronic communication (often consisting of a video call or video message). [ 5 ] During the developer preview, a number of references were made to the series such as Lars Rasmussen replying to a message with "shiny", a word commonly used in the series to mean cool or good , and the crash message of Wave being a popular quotation from the series: "Curse your sudden but inevitable betrayal!". [ 2 ] [ 6 ] O nome foi inspirado na série de televisão Firefly [5] em que uma onda é uma comunicação eletrônica (muitas vezes constituída por uma chamada de vídeo ou uma mensagem de vídeo). [5] Durante a visualização do desenvolvedor, um número de referências foram feitas à série, como como Lars Rasmussen responder a uma mensagem com a "brilhante", um termo comumente usado na série a média legal ou bom, ea mensagem de acidente de Wave ser uma citação popular da série: Curse "sua traição súbita, mas inevitável!". [ 2] [6]

Produto

Google Wave is designed as the next generation of Internet communication . Google Wave é concebido como a próxima geração de comunicação da Internet. It is written in Java using OpenJDK ; its web interface uses the Google Web Toolkit . É escrito em Java usando o OpenJDK, sua interface web usa o Google Web Toolkit. Instead of sending a message and its entire thread of previous messages or requiring all responses to be stored in each user's inbox for context, objects known as waves contain a complete thread of multimedia messages (blips) and are located on a central server. Em vez de enviar uma mensagem e seu segmento inteiro da mensagem anterior, ou exigindo que todas as respostas a serem armazenados na caixa de entrada de cada usuário para o contexto, os objetos conhecidos como ondas de conter uma lista completa de mensagens multimédia (blips) e estão localizados em um servidor central. Waves are shared and collaborators can be added or removed at any point during a wave's existence. As ondas são compartilhados e colaboradores podem ser adicionados ou removidos a qualquer momento durante a existência de uma onda.
Waves, described by Google as "equal parts conversation and document", are hosted XML documents that allow seamless and low latency concurrent modifications. [ 7 ] Any participant of a wave can reply anywhere in the message, edit the content and add participants at any point in the process. Waves, descrito pelo Google como "  conversação partes iguais e documento", estão hospedados documentos XML que permitem que os sem costura e de baixa latência modificações concorrentes. [7] Qualquer participante de uma onda pode responder em qualquer parte da mensagem, editar o conteúdo e adicione os participantes em qualquer ponto do processo. Users can reply to blips within waves. Os usuários podem responder a blips dentro de ondas.Recipients are notified of changes/replies in all waves they are active in and then view the changes when they subsequently access a given wave. Os destinatários são notificados das alterações / respostas em todas as ondas estão ativos e em seguida, visualizar as mudanças que venham a acessar uma determinada vaga. In addition, waves are live. Além disso, as ondas estão vivos. All replies/edits are seen real-time, letter by letter, as they are typed by the other collaborators. Todas as respostas / edições são vistas em tempo real, letra por letra, como eles são digitados pelos outros colaboradores. Multiple participants may edit a single wave simultaneously in Google Wave. Múltiplos participantes podem editar uma única onda simultaneamente no Google Wave. Thus, waves not only can function as e-mail and threaded conversations but also as an instant messaging service, merging the functions of e-mail and instant messaging . Assim, as ondas não só pode funcionar como e-mail e conversas de rosca, mas também como um serviço de mensagens instantâneas, fundindo as funções de e-mail e mensagens instantâneas. It depends only on whether both users are online at the same time or not, allowing a wave to even shift repeatedly between e-mail and instant messaging depending on the user's needs. Depende apenas do facto de ambos os usuários estão online ao mesmo tempo ou não, permitindo que uma onda de mudança, mesmo repetidamente, entre e-mail e mensagens instantâneas, dependendo das necessidades do usuário. The ability to show messages as they are typed can also be disabled, similar to conventional instant messaging. [ 3 ] A capacidade de mostrar as mensagens como eles são digitados também pode ser desativado, semelhante a mensagens instantâneas convencionais. [3]
The ability to modify a wave at any location lets users create collaborative documents, edited in a manner akin to wikis . A capacidade de modificar uma vaga em qualquer local permite que usuários criem documentos colaborativos, editado de uma forma parecida com wikis. Waves can easily link to other waves. Ondas podem facilmente criar ligações para outras ondas.
The history of each wave is stored within it. A história de cada onda é armazenada dentro dela. Collaborators may use a playback feature in Google Wave to observe the order which a wave was edited, blips were added, and who was responsible for what in the wave. [ 3 ] [ 4 ] The history may also be searched by a user to view and/or modify specific changes, such as specific kinds of changes or messages from a single user. [ 2 ] Os colaboradores podem usar um recurso de reprodução no Google Wave para observar a ordem de uma onda que foi editado, blips foram adicionados, e que foi responsável por aquilo que na onda. [3] [4] A história também pode ser procurado por um usuário a visualizar e / ou modificar as alterações específicas, tais como tipos específicos de alterações ou mensagens de um único usuário. [2]

 
Google Wave is still in active development. Google Wave ainda está em desenvolvimento ativo. It is expected to continue to be so until later in 2009, [ 2 ] . É esperado que continue a sê-lo até mais tarde, em 2009, [2]. It was launched to about 100,000 users on [ 8 ] 30th September. Foi lançado a cerca de 100.000 usuários em [8] 30 de setembro. Google Wave access can be requested. Google Wave acesso pode ser solicitado.Developers have been given access to Wave proper, and all wave users invited by Google can invite up to 8 others. Os desenvolvedores têm acesso a onda boa, e todos os usuários onda convidado pelo Google pode convidar até 8 outros. Those who receive indirect invitations (were invited by someone who was invited by Google) are not able to invite others. Aqueles que recebem convites indireta (foram convidadas por alguém que foi convidado pela Google) não são capazes de convidar outros.

Open source

Google plans to release most of the source code as open source [ 2 ] , allowing the public to develop its features through extensions. [ 2 ] Google will also allow third-parties to build their own Wave services as quickly as possible (be it private or commercial) because it wants the Wave protocol to replace the e-mail protocol. [ 2 ] [ 9 ] [ 10 ] Initially, Google will be the only Wave service provider, but it is hoped that, as the protocol becomes standardized and the prototype server becomes stable, other service providers will launch their own Wave services, possibly designing their own unique web-based clients as is common with many email service providers. Google planeja lançar mais do código fonte em código aberto [2], permitindo que o público possa desenvolver as suas funcionalidades através de extensões. [2] Google também irá permitir que terceiros para construir seus próprios serviços Wave o mais depressa possível (seja ele privado ou comercial), porque ele quer que o protocolo de Wave para substituir o e protocolo de e-mail. [2] [9] [10] 



Inicialmente, o Google será o único prestador de serviços Wave,

mas espera-se que, como o protocolo padronizado e torna-se o servidor protótipo torna-se estável, outros prestadores de serviços vai lançar seus próprios serviços de Wave, eventualmente, projetar seu próprio Web exclusivo clientes baseados como é comum com muitos provedores de serviços de e-mail. The possibility also exists for native Wave clients to be made, as demonstrated by Google with their CLI -based console client. [ 11 ] A possibilidade também existe para clientes nativos Wave a serem feitas, como demonstrado pelo Google com seu CLI consola baseado no cliente. [11]
Google has made an initial open-source release of some components of Wave: [ 12 ] O Google fez uma versão open-source inicial de alguns componentes da onda: [12]
  1. the operational transform (OT) code, transformar o operacional (OT código),
  2. the underlying wave model, and o modelo de ondas subjacente, e
  3. a basic client/server prototype that uses the wave protocol uma base de cliente / servidor protótipo que utiliza o protocolo de onda
In addition, Google has provided some detail about the next phases of the open-source release: [ 11 ] Além disso, o Google forneceu alguns detalhes sobre as próximas fases da versão open-source: [11]
  1. wave model code that is a simplified version of Google's production code and is tied to the OT code; this code will evolve into the shared code base that Google will use and expects that others will too código de vaga modelo que é uma versão simplificada do código do Google de produção e está vinculado ao código OT; este código irá evoluir para a base de códigos compartilhados que o Google irá utilizar e espera que os outros também
  2. a testing and verification suite for people who want to do their own implementation (for example, for porting the code to other languages) um teste e uma suíte de verificação para pessoas que querem fazer a sua própria execução (por exemplo, para portar o código para outros idiomas)
 A P I

Google is building APIs that allow developers to use and build on Google Wave by way of: O Google está preparando APIs que permitem aos desenvolvedores construir e usar no Google Wave por meio de:
  • Extensions, program robots to automate common tasks and/or build gadgets to extend or change user interaction (eg, posting blips on microblog feeds or providing RSVP recording mechanisms). [ 2 ] [ 3 ] [ 13 ] Extensões, robôs programa para automatizar tarefas comuns e / ou criar gadgets para estender ou mudar a interação do usuário (por exemplo, enviar blips no microblog feeds ou fornecer mecanismos de gravação RSVP). [2] [3] [13]
  • Embed, dropping interactive windows into a given wave on external site, blogs , et cetera. [ 2 ] [ 13 ] Embed, deixando as janelas interactivas em uma onda emitido em outro site, blogs, etc. [2] [13]

 Protocolo

Google Wave provides federation using an extension of XMPP , the open Wave Federation Protocol . Google Wave oferece federação usando uma extensão do XMPP, a abrir Wave Federação protocolo. Being an open protocol, anyone can use it to build a custom Wave system and become a wave provider. [ 14 ] The use of an open protocol is intended to parallel the openness and ease of adoption of the e-mail protocol and, like e-mail, allow communication regardless of provider. Sendo um protocolo aberto, qualquer pessoa pode usá-lo para construir um sistema personalizado onda e me tornar um provedor de onda. [14] O uso de um protocolo aberto destina-se paralelamente a abertura e facilidade de aprovação do protocolo de e-mail e, como e e-mail, permitem a comunicação, independentemente do fornecedor. Google hopes that waves may replace e-mail as the dominant form of Internet communication. [ 2 ] [ 9 ] [ 10 ] In this way, Google intends to only be one of many wave providers. [ 2 ] [ 9 ] [ 10 ] It can also be used as a supplement to e-mail , instant messaging , FTP , etc. Google espera que as ondas podem substituir o e-mail como forma dominante de comunicação da Internet. [2] [9] [10] Desta forma, o Google pretende apenas ser um dos fornecedores de muitas ondas. [2] [9] [10] Também pode ser usado como um complemento ao e-mail mensagens, instantâneas, FTP, etc



A key feature of the protocol is that waves are stored on the service provider's servers instead of being sent between users. Uma característica fundamental do protocolo é que as ondas são armazenados nos servidores do provedor de serviços em vez de serem enviados entre os usuários. Waves are federated; copies of waves and wavelets are distributed by the wave provider of the originating user to the providers of all other participants in a particular wave or wavelet so all participants have immediate access to up-to-date content. As ondas são federados; cópias de ondas e ondas são distribuídos pelo prestador de onda do usuário de origem para os prestadores de todos os outros participantes em uma onda especial ou wavelet para todos os participantes tenham acesso imediato ao conteúdo up-to-date. The originating wave server is responsible for hosting, processing, and concurrency control of waves. [ 9 ] [ 10 ] The protocol allows private reply wavelets within parent waves, where other participants have no access or knowledge of them. [ 9 ] [ 10 ] O servidor de controle de ondas, originários é responsável pela hospedagem, processamento e simultaneidade das ondas. [9] [10] O protocolo permite wavelets resposta privada dentro de ondas pai, onde outros participantes não têm acesso ou conhecimento deles. [9] [10]
Security for the communications is provided via Transport Layer Security authentication, and encrypted connections and waves/wavelets are identified uniquely by a service provider's domain name and ID strings. Segurança para a comunicação é fornecida através de transporte de autenticação Camada de Segurança e conexões criptografadas e ondas / ondas são identificados pelo nome de um provedor de serviços de domínio e seqüências de identificação. User-data is not federated, that is, not shared with other wave providers. 


User-dados não são federados, que não é compartilhada com outros provedores de onda.

Contents Sumário



 

License Licença
Apache License (only Google Wave Federation Prototype Server and ConsoleClient ) Apache License (somente Google Wave Federação Prototype Server e ConsoleClient)
Website Website
wave.google.com wave.google.com

 

Ver também

Referências

  1. ^ TechCrunch (May 28, 2009): Google Wave Drips With Ambition. ^ TechCrunch (28 de maio de 2009): Google Wave Drips com ambição. A New Communication Platform For A New Web. Uma nova plataforma de comunicação para uma nova web.
  2. ^ a b c d e f g h i j k l " I/O Conference Google Wave Keynote ". ^ Um b c d e f g h i l k j "I / O Google Conferência Wave Keynote". Google . http://www.youtube.com/watch?v=v_UyVmITiYQ . Google. Http://www.youtube.com/watch?v=v_UyVmITiYQ. 
  3. ^ a b c d " About Google Wave ". ^ Um b c d "Sobre o Google Wave". Google . http://wave.google.com/help/wave/about.html . Google. Http://wave.google.com/help/wave/about.html. 
  4. ^ a b c " Google Wave Developer Blog ". ^ Um c b "do Google Developer Blog Wave". Google . http://googlewavedev.blogspot.com/2009/05/introducing-google-wave-apis-what-can.html . Google. Http://googlewavedev.blogspot.com/2009/05/introducing-google-wave-apis-what-can.html. 
  5. ^ a b Cochrane, Nate (May 29, 2009). ^ Uma Cochrane b, Nate (29 de maio, 2009). " Opinion: Google's wave drowns the bling in Microsoft's Bing ". "Parecer: onda do Google afoga o bling em Bing da Microsoft". iT News Australia . http://www.itnews.com.au/News/104396,opinion-googles-wave-drowns-the-bling-in-microsofts-bing.aspx . iT News Austrália. http://www.itnews.com.au/News/104396, parecer-googles-wave-afoga-o bling-em-Microsofts-bing.aspx. Retrieved June 3, 2009 . Obtido 3 de junho de 2009. 
  6. ^ originally said by Wash at 6:36, in Serenity ; Firefly : The Complete Series (Blu-ray), 2008, 20th Century Fox ^ Disse originalmente por Wash às 6:36, na serenidade; Firefly: The Complete Series (Blu-ray), 2008, 20th Century Fox
  7. ^ http://www.waveprotocol.org/whitepapers/operational-transform ^ Http://www.waveprotocol.org/whitepapers/operational-transform
  8. ^ http://www.techcrunch.com/2009/07/21/google-wave-begins-to-swell-with-developers-wider-release-this-september/ ^ Http://www.techcrunch.com/2009/07/21/google-wave-begins-to-swell-with-developers-wider-release-this-september/
  9. ^ a b c d e http://www.waveprotocol.org/whitepapers/google-wave-architecture ^ Um b c http://www.waveprotocol.org/whitepapers/google-wave-architecture e D
  10. ^ a b c d e http://www.waveprotocol.org/whitepapers/internal-client-server-protocol ^ Um b c http://www.waveprotocol.org/whitepapers/internal-client-server-protocol e D
  11. ^ a b " Google Wave Federation Protocol and Open Source Updates ". ^ Um b "do Google Wave Federação Protocolo e Updates Open Source". Google . http://groups.google.com/group/wave-protocol/browse_thread/thread/618ff4e9ef477e80?pli=1 . Google. Http://groups.google.com/group/wave-protocol/browse_thread/thread/618ff4e9ef477e80?pli=1. 
  12. ^ " Google Wave Federation Protocol and Open Source Updates ". ^ "Google Wave Federação Protocolo e Updates Open Source". Google . http://googlewavedev.blogspot.com/2009/07/google-wave-federation-protocol-and.html . Google. Http://googlewavedev.blogspot.com/2009/07/google-wave-federation-protocol-and.html. 
  13. ^ a b " Google Wave API - Google Code ". ^ Um b "Wave Google - Google Code". Google . http://code.google.com/apis/wave/ . Google. Http://code.google.com/apis/wave/. 
  14. ^ " Google Wave Federation Protocol ". ^ "Google Wave Federação Protocolo". Google . http://www.waveprotocol.org/ . Google. Http://www.waveprotocol.org/. 

Ligações externas



 

0 comentários:

pesquise aqui...!!!...